domingo, 17 de agosto de 2014

Molho Madeira Expresso

Molho Madeira Expresso

Todo mundo sabe que o famoso molho madeira leva um tempo para ser feito até sua finalização, preferindo assim comprar 1 de suas variantes industriais, com certeza não fica o mesmo sabor que o caseiro devido aos diversos conservantes utilizados. Por isso desenvolvi essa técnica que serve como paliativo do molho madeira tradicional e o sabor fica igualmente saboroso. Eu particularmente prefiro o Demi Glace, que seria o molho madeira sem a adição de vinho. As aparas de carnes nada mais é do que todas aquelas sobras, membranas, ossos e gordura que você descarta quando limpa uma peça de carne, e pode ir guardando no congelador ou freezer toda vez que tiver que limpá-las. Então segue a dica aí!

Ingredientes

- 1,5 de aparas de carne;
- Ervas Aromáticas diversas ( geralmente talos de coentro, cebolinha, cebola, alho, cenoura...);
- 150 ml de Molho Shoyo;
- Sal à gosto;
- 200 ml de vinho tinto;
- 30 gr de amido de milho;
- 100 gr de champignon fatiados.

Modo de Fazer

Numa assadeira grande distribua todas as aparas de carne e as ervas aromáticas, com um pouco só de água no fundo, e leve ao forno em temperatura alta por no minímo 1 hora. Em seguida (e agora que é o pulo do gato!!) transfira todo o contéudo para uma panela de pressão, coloque água até cobrir todo o preparado, tampe e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 20 minutos após soltar pressão. Numa peneira grande ou escorredor, separe todo o caldo do preparado e leve o líquido ao fogo baixo numa panela. Adicione o shoyo e o vinho tinto. Dilua o amido de milho com um pouco de água e acrescente a panela, mexendo sempre até formar um molho grosso, verifique o sal e adicione as fatias de champignon. É um ótimo molho para acompanhar carnes grelhadas.

Onion Rings (Anéis de Cebola)

Onion Rings (Anéis de Cebola)

Vamos fazer um acompanhamento fácil, ótima para acompanhar carnes assadas, grelhadas ou até como aperitivo?? e você faz rápido, é só ter os ingredientes à mão, anota aí!

Ingredientes

- 1 Cebola Grande;
- 1 mistura de ovo e um pouco de leite (ou você também pode usar cerveja);
- Farinha de Trigo e Farinha de Rosca
- Sal e Pimenta do Reino à gosto;
- Óleo para fritar.

Modo de Fazer

Com a cebola já limpa e descascada, corte fatias na espessura de 1 cm e desenforme os anéis. Faça uma mistura com o leite e o ovo ligeiramente batidos (ou a cerveja) e adiciona sal e pimenta do reino à gosto. Faça a seguinte sequência de empanamento dos anéis: Passa na mistura > Farinha de trigo > mistura > Farinha de Rosca. Frite em óleo bem quente e sirva com molho de sua preferência!

domingo, 3 de agosto de 2014

Sonhos e Donuts

Sonhos e Donuts

Vou dar uma receita de massa fermentada frita que serve tanto para fazer sonhos recheados como Donuts (rosquinhas), isso só vai depender a forma que você der a massa, anota aí!

Ingredientes


- 5 colheres de fermento biológico em pó;
- 400 ml de leite morno;
-160 gr de açúcar;
- 200 gr de margarina;
- 4 ovos;
- 10 gr de sal;
-1 kg de farinha de trigo;
- Recheio de sua preferência (goiabada, doce de leite, brigadeiro mole...);
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de preparo


É o processo de massa fermentada comum. Misture numa tigela grande os 6 primeiros ingredientes e adicione a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa homogênea e firme. Sove bastante e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Polvilhe uma superfície, tire um punhado de massa e abra com a ajuda de um rolo de massa. Com um cortador de massa redondo ( se não tiver, você pode usar a abertura de uma xícara para fazer os discos) corte vários discos de tamanhos iguais.
Com o recheio de sua preferência, coloque um pouco no centro de um disco, molhe as bordas do disco com um pouco de água e pressione outro disco por cima, mantendo o recheio entre os dois discos. Tente manter os formato redondo dos sonhos. Repita a operação em todos os discos que abriu da massa. Numa panela com óleo não muito quente, porque eles fritam bem rápido, coloque vários bolinhos para fritar ao mesmo tempo, assim você consegue controlar melhor a temperatura da panela. Deixe dourar e retire, coloque sobre papel toalha para sugar boa parte do óleo, depois é só polvilhar açúcar de confeiteiro por cima.

Donuts (rosquinhas)


Essa mesma massa, você abre com o rolo( não  muito fino) , e usa dois cortadores de massa, um maior e outro bem menor. Corte um disco maior, e com o cortador menor, corte o centro do disco, formando uma rosquinha, e leve para fritar em óleo não muito quente. Depois é só botar a cobertura que quiser.

Olha a Dica!!!

- para os donuts ficarem bonitos, você pode fazer uma calda de açúcar ( 1 de água para  2 açúcar ao fogo), molhar a parte de cima do donut e polvilhar com granulados de chocolate por cima, ficam show!

Fritada

Fritada

Vamos de receita fácil pra salvar qualquer pessoa num dia de preguiça, ou somente porque não teve tempo? Então, essa receita fica gostosa e é rápida de preparar, o recheio pode ser do que você tiver na mão: desde aquela sobra de carne ou frango do dia anterior, que você desfia rapidamente no liquidificador ou processador, acrescenta milho verde e ervilha e já tem pronto seu recheio, ou faz um recheio de presunto e queijo, calabresa, sardinha ou salsichas. É como eu disse, o que você tiver na mão, ou melhor, na geladeira. Mas vamos deixar de conversa e preparar a massa!

Ingredientes

- 6 ovos separados (clara e gema);
- 2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo;
- 1 colher de fermento  químico em pó;
- sal e pimenta do reino à gosto;
- cheiro verde à gosto (salsa, cebolinha ou coentro);
- queijo ralado para polvilhar.


Modo de Preparo



Primeiro batas as claras, com o auxílio de uma batedeira, até obter o ponto em neve. Em seguida acrescente as gemas, a farinha de trigo, o sal, a pimenta e o cheiro verde. Por último adicione o fermento, mexendo levemente e manualmente. Coloque um pouco da massa em um refratário previamente untada e enfarinhada, coloque o recheio, e depois o restante da massa. Polvilhe queijo ralado e leve para assar em forno médio até dourar! Simples não é???

Pão de Batata

Pão de Batata


Vamos fazer o famoso pão de batata? Ideal para o lanche quando recheado e vc pode usar o recheio que quiser, experimenta com um patê de frango bem cremoso! Ou de atum! Fica a seu critério, mas vamos a receita da massa básica:

Ingredientes

- 4 batatas médias (bem cozidas e amassadas);
- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa rasa de sal;
-  6 colheres de sopa de fermento biológico em pó;
- 3 ovos;
- 2 xícaras de leite morno;
- 2 colheres de sopa rasa de margarina;
- 700gr de farinha de trigo;
- gemas ligeiramente batidas para pincelar.

 Modo de Fazer:

Misture o 7 primeiros ingredientes numa grande tigela, lembrando que o leite não pode estar quente e sim levemente morno. Em seguida acrescente a farinha de trigo aos poucos. A massa ficará grudenta na mão, e esse é o ponto para formar um pão fofinho. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Faça bolas do tamanho de um punho e coloque-as espaçadas, porque elas irão crescer, em uma assadeira previamente untada e enfarinhada, pincele com as gemas ligeiramente batidas. Deixe-os descansar mais 10 minutos antes de assar em forno médio até dourar. O Pão deve ficar leve e bem macio, corte-o ao meio e coloque o recheio de sua preferência. Bom Apetite!!!


Pão Caseiro

Pão Caseiro




Quem ñ gosta de um pão caseiro?? Essa receita é garantia de sucesso na certa! O sabor, o cheiro e a aparência o tornam atraente e apetitoso, e não é nada difícil prepará-la, que tal fazer agora??

Ingredientes

- 4 colheres de fermento biológico em pó;
- 8 colheres de sopa bem cheias de açúcar;
- 1 colher de sopa rasa de sal;
- 2 colheres de sopa rasa de margarina;
- 3 ovos;
- 2 xicaras de leite morno;
- aproximadamente 1 kg de farinha de trigo;
- gemas ligeiramente batidas para pincelar.


Modo de Fazer

Separado todos os ingredientes, é importante o leite estar somente morno, pois é ele que vai ativar o fermento biológico! Se você usar o leite quente demais, ele matará o fermento, impedindo seu pão de fermentar e crescer. Numa tigela grande, misture bem os 6 primeiros ingredientes. Em seguida acrescente a farinha de trigo aos poucos, até formar uma massa homogênea e macia. Se você quiser um pão mais leve, não use o Kg de farinha todo, o ponto da massa será ela grudenta ainda na mão, antes de você colocá-la para fermentar. Se quiser um pão mais pesado, pode usar o kg todo, a massa formará uma bola, onde você terá que sová-la bastante antes de deixar fermentar. Reserve a massa numa tigela coberta por 1 hora, ou até ela dobrar de volume. Dê o formato que desejar ao seu pão, faça 2 ou 3 cortes rasos paralelos em cima do pão com uma faca ou tesoura de cozinha e pincele com a gema batida. Distribua os pães numa assadeira, deixando espaço entre eles. Deixe-os descansar por mais 10 minutos e leve ao forno à 200 graus para assar até dourar. Está pronto seu pão caseiro!

Olha a Dica!!!!

- Essa mesma massa você pode fazer esfirras, salgados, abrir um disco bem fino, furar com um garfo e levar para pré-assar numa assadeira de pizza, fazendo assim a massa de pizza.
- o formato do pão fica a sua escolha, pode fazer bolas:

- colocar 4 ou 5 bolas numa forma de bolo com furo no meio e fazer uma rosca de pão:

- Trança:

- Ou rechear e fazer um Bauru:


- você também pode incrementar a finalização do seu pão, polvilhando por cima da gema batida queijo ralado, orégano, pimenta calabresa ou gergelim.