segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dicas: Separar Gema do ovo

SEPARANDO A GEMA DO OVO


 
Hj é o dia dos vídeos e dicas ñ é??? Muito legal essa dica de como separar gema do ovo, sem quebrar a gema e pode fazer com vários ovos de uma só vez. Uma mão na roda pra quem vai preparar Quindim!!!

Dicas: Descascar Alho

Descascar Alho

Achei esse vídeo outro dia no Facebook e achei a ideia fantástica, experimentei e realmente dá certo. Agora ficou bem mais rápido fazer aquela pasta de alho!!!

sábado, 28 de junho de 2014

Hambúrguer Gourmet

Hambúerguer Gourmet

 
Agora tá mais do que na moda esse monte de hambúrguerias gourmet não é?? Tem um meio bem rápido e fácil de preparar um hambúrguer desse em casa, deixando do seu jeito e gastando bem menos. Segue a receita!

Ingredientes

- 2 carnes de hambúrguer de 56 gr (pode ser de boi ou frango);
- Recheio à gosto ( presunto, queijos, calabresa, frango, etc...);
- Molho shoyu e óleo à gosto.

Modo de preparo


Pegue uma das carnes e coloque o recheio de sua preferência (nesse caso usei hambúrguer de frango e recheio de calabresinha fina, queijo branco e queijo cheddar), tenha o cuidado de centralizar bem o recheio! pegue outra carne de hambúrguer e coloque por cima, fazendo tipo um sanduíche. Pressione bem para que as duas carnes se unam e forme um hambúrguer grosso recheado. Salpique molho shoyu por cima. Leve para assar em uma forma ao forno, assando igualmente dos dois lados. Sirva em um sanduíche ou com acompanhamentos.


Olha as Dicas!!!

- Se preferir, Você também pode utilizar carne moída: formar discos, rechear e assar. Tempere à seu gosto;
- Você pode usar a salada que quiser dentro do sanduíche, use a imaginação, ou o que tiver na geladeira!
- Também pode servir com guarnições e formar um belo prato para almoço, nessa foto à baixo servir com um molho madeira por cima, arroz temperado e salada mista!

Yakisoba

Desmistificando o Yakisoba

Você sabia que saí muito mais barato preparar Yakisoba em casa, além de que fica mais gostoso e rende pra caramba! Com essa receita você alimenta 7 pessoas facilmente, então faça as contas de quanto sairia isso num restaurante especializado! Fora que ñ existe segredo nenhum preparar esse prato Chinês tão famoso e que todo mundo gosta.Tá esperando o que?? mãos à obra!

Ingredientes

- 500 gr de massa para yakisoba cozida (ou massa de espaguete, penne, parafuso, ou o que preferir!);
- 250 gr de filé em tiras;
- 250 gr de frango em tiras;
- 1 cenoura média em tiras finas;
- 40 gr de vagem à julienne (tiras) al dente
- 40 gr de couve-flor desmenbrada do buquê;
- 40gr de brócolis desmenbrados do buquê;
- 50 gr de repolho em tiras;
- 1 cebola grande em tiras;
- 1 pimentão verde grande em tiras;
- 2 xícaras de chá de caldo de carne;
- 1 xícara de chá de molho shoyu;
- 2 colheres de sopa de amido de milho diluída no caldo de carne;
- 1 colher de chá de Aji-no-moto;
- pimenta branca, sal e óleo a gosto.

Modo de preparo

Tempere o filé e o frango com sal e pimenta, reserve. Em uma panela com óleo, frite rapidamente o filé e o frango, depois acrescente a cenoura, a vagem, os brócolis, a couve-flor. Adicione o caldo de carne.
Depois de 10 minutos, acrescente o shoyu, o repolho e a acelga. Refogue por 10 minutos, acrescente o amido de milho diluído e deixe ferver até engrossar, mexendo sempre. Misture a massa cozida e sirva quente.

Olha a dica!!!

- As verduras vai do gosto de cada 1. Não precisa ser exatamente que nem a receita, mas tente cortar tudo em tiras que é o que caracteriza o prato.
- Você pode substituir as proteínas (frango e filé) por atum em lata e/ou camarão;
- Sempre deixe a massa al dente, siga as instruções de cozimento da embalagem.
- Se o molho ficar grosso demais, acrescente um pouco mais de shoyo.

domingo, 22 de junho de 2014

Bolo de Milho Rápido

BOLO DE MILHO RÁPIDO

São João tá aí e com ele  vem junto uma grande variedade de pratos típicos, muitos deles derivados do milho. Vou passar agora uma receita super prática de Bolo de Milho, e não se preocupe que você não terá que ralar milho nenhum, vamos lá!

Ingredientes

- 1 lata de milho verde;
- Meia xícara de óleo;
- 200 ml de leite de coco;
- 1 xícara de açúcar;
- 2 ovos inteiros;
- 9 colheres de massa de milho ( aquela farinha de cuscuz, sem ser o flocão);
- 1 colher de sopa de fermento em pó.


Modo de Preparo

Agora que vem a parte difícil: Bata tudo no Liquidificador!!!! Deixe o fermento por último, ou mexa-o manualmente. Coloque em uma forma para bolos untada com margarina e polvilhada com Farinha de trigo e leve para assar em forno médio por 40 minutos ou até dourar!


Olha as Dicas!!!

- Em todas as receitas de bolo que você preparar, o fermento sempre vem por último e não precisa mexer muito depois que o adicioná-lo. Assim você garante que seu bolo cresça!
- Nunca abra seu forno antes de 30 minutos depois que você colocar o bolo dentro, isso evita que a umidade  e o calor saiam, assando o bolo uniformemente;
- Desenforme o bolo ainda morno. Se o desenformá-lo quente ele irá quebrar, e frio possa ser que ele grude na forma.

MOLHO DE TOMATE E O TOMATE CONCASSÉ

MOLHO DE TOMATE E TOMATE CONCASSÉ


Depois que você teve todo o trabalho de preparar suas massas de pizzas, não vai querer estragar tudo usando um molho de tomate industrializado e sem sabor não é??? Que tal preparar o molho você mesmo, é rápido, saboroso e dá um toque a mais à sua pizza. O primeiro passo é preparar o tomate concasé: não se assuste com o termo em frânces, é só uma designação para o tomate sem pele e sem sementes, vamos começar!

TOMATE CONCASSÉ


Vou explicar somente como faz o tomate, sem colocar as quantidades porque isso quem define é você. Selecione os tomates mais maduros para o molho, mas não ao ponto de estarem amolecidos. Faça um corte em forma de "X" na parte de baixo da fruta e o mergulhe numa panela com água fervente por 1 minuto. Em seguida o mergulhe numa tigela com água gelada e depois é só puxar a ponta da pele que se levanta do corte que você fez. A pele saí toda, sem desperdiçar nada. Corte os tomates ao meio, retire as sementes e os corte em cubos do tamanho que desejar para a receita.


MOLHO DE TOMATE

Ingredientes

- 1 kg de tomate concassé;
- 1 cebola  grande picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 1 pimentão picado;
- meio maço de manjericão picado;
- Ervas aromáticas à gosto ( coentro, cebolinha, louro, alecrim, hortelã...);
- 1 colher de sopa de coloral;
- Pimenta do Reino e Sal à gosto;
- Vinagre e Açúcar caso precise ( se o tomate estiver ácido);
- Cerca de meio litro de água.


Modo de preparo


Em uma caçarola, doure o alho e acrescente a cebola, o pimentão e por último as ervas aromáticas. Refogue bem e acrescente o coloral, a pimenta do reino e o sal. Acrescente o tomate concassé e o manjericão. Adicione a água e deixe cozinhar em fogo brando até reduzir bastante o molho. Verifique a acidez da receite, se precisar acrescente o vinagre e 1 colher de açúcar para equilibrar. 


OLHA AS DICAS!!!


- Se vc preferir um molho mais espesso (até recomendo no caso das pizzas) dilua uma colher de sopa cheia de Amido de Milho ou Farinha de Trigo com um pouco de água e adicione ao molho enquanto ele estiver em ebulição, mexendo sem parar para não empelotar. O molho engrossa na mesma hora!
- Esse molho pode ser usado em diversas preparações, principalmente em pratos que levam massas como Lasanha, Espaguete, Ravioli ou até mesmo aquela Brusqueta que serve como entrada ou aperitivo para os amigos.
- Pode ser congelado por até 3 meses!

MASSAS DE PIZZA

MASSAS DE PIZZAS


Todo mundo gosta de uma boa Pizza não é verdade?? E fica muito melhor quando nós mesmo à preparamos desde do ínicio, da massa ao molho de tomate. Fiz uma brincadeira em minha casa ontem à noite: aproveitando que a família de fora estava aqui, chamei alguns primos,  amigos e preparei 13 pizzas bem recheadas, as quais foi a alegria geral. Então vou postar 2 receitas de massas bem simples e fáceis de preparar em casa, outro post só para o molho de tomate e os recheios vai de acordo com a imaginação e o gosto de cada um. Vamos as Receitas!



MASSA BÁSICA PARA PIZZA I


Ingredientes

- 400gr de Farinha de Trigo;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sobremesa de açúcar;
- 15gr de fermento biológico;
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 220 ml de água morna.

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o sal, o açúcar e o fermento. Em seguida o azeite, a água ( morna, não use quente! senão ao invés dela ativar o fermento, irá matá-lo e sua massa não crescerá!) e aos poucos, vá acrescentando a farinha enquanto sova, até obter uma bola lisa e elástica, fácil de abrir. É muito importante sovar bem a massa, sem pena! Cubra com  plástico filme e deixe crescer até dobrar de volume. Sove a massa novamente e divida-a ao meio. Abra cada metade com o rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter 2 discos de 30 cm de diâmetro.



MASSA  BÁSICA PARA PIZZA II

Ingredientes

- 45 gr de fermento biológico; 
- cerca de 300 ml de leite morno;
- 3 ovos;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sobremesa de sal;
- 3 colheres de margarina;
- cerca de 900 gr de farinha de trigo.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes secos, exceto a farinha, numa vasilha. Em seguida acrescente os ovos, a margarina e o leite. Vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa lisa que se desprenda das mãos. Sove bem até ficar macia e deixe crescer até dobrar de volume. Sove novamente rapidamente e divida a massa em 4 bolas. Abra cada bola com o auxílio de um rolo até obter discos de 30 cm.


OLHA AS DICAS!!!

- Para saber se a massa fementou depois da primeira sovada, separe uma bolinha de massa e coloque em um copo com água, ela irá direto para o fundo. Quando a bolinha boiar significa que sua massa fermentou e cresceu de volume, podendo enfim ser aberta pelo rolo.
- Depois de abrir os discos, leve ao forno alto pra dar uma pré-assada antes de recheá-las em formas de pizza pinceladas com oléo. Coisa rápida, até dourar a parte de baixo. Lembre de perfurar toda a massa com um garfo antes de assar para não formar bolhas e deformar sua pizza!
- Depois da massa pré-assada, siga a sequência de recheio: primeiro o molho, depois o queijo mussarela, em seguida o recheio de sua preferência! Finalize sempre com orégano e azeitonas

Pronto, feitas as pizzas é só receber os elogios! Eu particularmente prefiro a receita de massa básica II, mas aí vai de acordo com o gosto de cada um. Divirta-se!!


terça-feira, 17 de junho de 2014

DICAS: Utensílios

DICAS:

UTENSÍLIOS

Todo cozinheiro que se preze quer dar aquele toque profissional as suas receitas, e claro, nada melhor do que utilizar utensílios que facilitem o serviço e agilizem a produção. Nesse primeiro post sobre dicas, falarei um pouco sobre utensílios que acredito serem essenciais para alguns tipos de preparações.


Fouet


O Fouet, ou popularmente conhecido como batedor de claras, é fundamental para quem quer fazer o famoso Bechamel (molho branco), molhos, massas de bolo ou bater claras. Não é caro e fácil de encontrar. Os arames podem ser de metal ou de silicone, o ideal é comprar aquele que melhor se adapte à sua função, tbm existe em vários tamanhos.
    

Descascadores


Existe diversas variedades de descascadores, eu mesmo tenho 3 tipos, todos com a mesma função: descascar legumes e frutas. Cada modelo depende somente da pessoas q irá usar, ou seja, aquele que se adaptar melhor à mão. Se você não conhecia, compre imediatamente! Fácil de usar, agiliza a produção e evita desperdício,  retirando somente a casca de batatas, cenouras, chuchus, etc. Muito barato, à venda em qualquer supermercado.

Mandoline


Esse fatiador de legumes foi meu salvador no primeiro emprego numa cozinha que tive, como Pizzaiolo. Fatia precisamente no mesmo padrão de espessura qualquer leguminosa (cebola, pimentão, cenoura, batatas, etc), frutas (tomate, maçã, bananas, abacaxi, etc) e frios (presunto, queijo, calabresa, etc). Sua lâmina em "V" além de fatiar em 2 espessuras, vem com outros dois pentes de lâminas os quais é possível os cortes em Julienne, Brunoise, Bastonetes, Cubos e por aí vai. Seu manuseio exige cuidado e atenção, suas lâminas são muito afiadas, eu bem sei, já perdi muitos pedacinhos dos dedos!!! Ele é difícil de se encontrar, e não muito barato, mas nada que uma pesquisada na internet não resolva!


Copo Graduado


Se você pretende seguir no ramo da confeitaria, nada melhor que um amigo como o copo graduado. Nele vc consegue medidas exatas na graduação de ingredientes como açúcar, farinha, semolina, chocolate, xícaras. Barato, encontra fácil em lojas de confeitaria e em alguns supermercados.


Cortadores de Biscoito


Os cortadores de biscoito são feitos de metal ou plástico, e como o nome já diz, serve para cortar biscoitos, mas tbm serve para cortar massas em geral ou dar formato em certas guarnições na finalização de alguns pratos. Os formatos são infinitos, de formas geométricas à bichinhos, frutas, desenhos... sempre é bom ter uma variedade deles, não custam caro (à não ser os conjuntos completos) e estão à venda em lojas de confeitaria ou especializadas em cozinha industrial.



* Pronto, espero q alguma dica tenha sido útil, logo em breve postarei mais dicas de utensílios e a variedades de facas de cozinha!



BISCOITOS AMANTEIGADOS

Biscoitos Amanteigados

Nada mais justo do que começar este blog onde tudo começou. A primeira vez que comecei a ganhar dinheiro com comida eu tinha em torno de 13 anos de idade, fazia biscoitos amanteigados em casa e minha irmã os vendia no colégio que estudavamos. Vendíamos aos nossos amigos e na medida que o tempo passava, os pedidos aumentavam, foi uma forma de aumentar nossa mesada na época, rsrsrsrs. Hj em dia esses biscoitos estão muito populares, aumentaram a variedade de sabores, sendo vendidos em padarias, délicatesses, lanchonetes, etc. A receita é bastante simples, barata, rápida e flexível, já que vc pode inventar diversos sabores e formatos. Vamos à Receita básica de biscoito amanteigado de queijo.


Ingredientes:

- 250 gr de margarina sem sal;
- 50 gr de queijo parmesão ralado;
- Farinha de trigo o quanto baste;
- 1 gema para pincelar.

Modo de Preparo:

Em um recipiente misture a margarina e o queijo ralado. Em seguida vá acrescentado a farinha de trigo até obter uma massa que se desprenda da mão, lisa e uniforme. Dê o formato que desejar ( os cortadores de biscoitos em diversos formatos e desenhos são muito úteis e dão um acabamento profissional a massa), coloque em uma assadeira untada e polvilhada, pincele com a gema batida e leve ao forno médio para assar até dourar. Ótima receita para o café da manhã, lanche da criançada, ou acompanhar aquela cervejinha!

Dica:
- Para fazer outros sabores é só substituir o queijo ralado por 1 ½ tablete de caldo de bacon ( para o sabor de bacon), ou 1 ½ tablete de caldo de calabresa (para o sabor Calabresa) ou então 1 pacote de tempero para arroz de cebola ou alho ( para o sabor de cebola ou alho).