domingo, 22 de junho de 2014

MOLHO DE TOMATE E O TOMATE CONCASSÉ

MOLHO DE TOMATE E TOMATE CONCASSÉ


Depois que você teve todo o trabalho de preparar suas massas de pizzas, não vai querer estragar tudo usando um molho de tomate industrializado e sem sabor não é??? Que tal preparar o molho você mesmo, é rápido, saboroso e dá um toque a mais à sua pizza. O primeiro passo é preparar o tomate concasé: não se assuste com o termo em frânces, é só uma designação para o tomate sem pele e sem sementes, vamos começar!

TOMATE CONCASSÉ


Vou explicar somente como faz o tomate, sem colocar as quantidades porque isso quem define é você. Selecione os tomates mais maduros para o molho, mas não ao ponto de estarem amolecidos. Faça um corte em forma de "X" na parte de baixo da fruta e o mergulhe numa panela com água fervente por 1 minuto. Em seguida o mergulhe numa tigela com água gelada e depois é só puxar a ponta da pele que se levanta do corte que você fez. A pele saí toda, sem desperdiçar nada. Corte os tomates ao meio, retire as sementes e os corte em cubos do tamanho que desejar para a receita.


MOLHO DE TOMATE

Ingredientes

- 1 kg de tomate concassé;
- 1 cebola  grande picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 1 pimentão picado;
- meio maço de manjericão picado;
- Ervas aromáticas à gosto ( coentro, cebolinha, louro, alecrim, hortelã...);
- 1 colher de sopa de coloral;
- Pimenta do Reino e Sal à gosto;
- Vinagre e Açúcar caso precise ( se o tomate estiver ácido);
- Cerca de meio litro de água.


Modo de preparo


Em uma caçarola, doure o alho e acrescente a cebola, o pimentão e por último as ervas aromáticas. Refogue bem e acrescente o coloral, a pimenta do reino e o sal. Acrescente o tomate concassé e o manjericão. Adicione a água e deixe cozinhar em fogo brando até reduzir bastante o molho. Verifique a acidez da receite, se precisar acrescente o vinagre e 1 colher de açúcar para equilibrar. 


OLHA AS DICAS!!!


- Se vc preferir um molho mais espesso (até recomendo no caso das pizzas) dilua uma colher de sopa cheia de Amido de Milho ou Farinha de Trigo com um pouco de água e adicione ao molho enquanto ele estiver em ebulição, mexendo sem parar para não empelotar. O molho engrossa na mesma hora!
- Esse molho pode ser usado em diversas preparações, principalmente em pratos que levam massas como Lasanha, Espaguete, Ravioli ou até mesmo aquela Brusqueta que serve como entrada ou aperitivo para os amigos.
- Pode ser congelado por até 3 meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário